Publicado em 22 Maio 2014
Imprimir

redes sociais empresas

As redes sociais são uma ferramenta para divulgação de ideias e o impacto no comportamento nas compras on-line é significativo. As possibilidades são diversas, inclusive podem ser utilizadas como alternativa de comunicação entre clientes e empresas. Empregada para construir a reputação da marca, avaliar o desempenho das ações ou de uma campanha especifica, além de ser uma central de atendimento.
O desenvolvimento do conteúdo é voltado para o engajamento - incentivar a interação com a marca e criar clientes fiéis - e não somente para exibição de anúncios ou promoções. 
Outra oportunidade que as redes sociais oferecem são os links patrocinados. O Facebook ultimamente é o melhor canal para empresas em geral, já que o Twitter oferece esse serviço apenas para grandes empresas. Enquanto que o Instagram – que conta com um seleto grupo de 15 anunciantes - e o Pinterest ainda estão em fase de implementação.
 
Principais redes sociais
Facebook – É a mais popular atualmente. Com o objetivo de conectar pessoas e incentivar a interação através dos recursos “curtir” e “compartilhar”. As empresas possuem soluções especificas para o envolvimento com o consumidor.
 
Twitter – O microblog é caracterizado por seus 140 caracteres por mensagem. Tweets claros e curtos que possibilitam a inclusão de imagens e links. Visto pelos consumidores como a melhor plataforma para a comunicação com a marca.
 
Youtube – A rede social permite a divulgação, exibição e o compartilhamento de vídeos. Dentro do seu segmento, é a rede social mais popular e pertence ao Google. 
 
Instagram – Composta por jovens que utilizam o aplicativo para publicar imagens do cotidiano. Ligada diretamente ao Facebook está ganhando cada vez mais visibilidade.
 
Pinterest – Compartilhamento de imagens que prezam a estética e o bom gosto é o foco central, este público interage principalmente pelo mobile e a sua maioria é composta pelo sexo feminino.