A escolha correta para o seu projeto B2B

Alexsandro Queiroz 16 de novembro de 2018 0 Comentários

Tantos fornecedores para escolher, tão pouco tempo. O fluxo de fornecedores de plataforma e-commerce tem sido frequentemente citado como um dos grandes desafios para as empresas B2B que tentam digitalizar suas operações de vendas.

Pesquisas mostram que 60,7% dos fabricantes e 38,1% dos distribuidores não possuem um e-commerce. Enquanto a pesquisas prevê que as transações no comércio eletrônico atingirão 79,9 bilhões em 2019, isso representará aumento de 16% em relação ao ano anterior.

Embora esteja claro que o comércio B2B está definitivamente avançando, e estamos vendo bastante aceitação nesse espaço, mas ainda é bastante cedo. É imperativo escolher a plataforma de e-commerce certa, realmente criada para oferecer suporte a uma estrutura de comércio eletrônico B2B. Aqui estão os meus conselhos sobre o que procurar (as principais funções B2B de que você precisa) ao avaliar várias plataformas de comércio eletrônico B2B.

Certifique-se que múltiplos compradores estão aptos a comprarem de você

Existem muitos empresas que se dizem especializadas em comércio eletrônico B2B, mas a maioria delas não têm os recursos principais específicos do B2B. As verdadeiras plataformas de e-commerce B2B possuem funcionalidade incorporada que permite que empresas com vários compradores comprem de você usando a mesma plataforma. Você também pode definir diferentes tipos de funções e permissões para esses compradores. A plataforma e-commerce B2B deve oferecer suporte a um processo de aprovação de pedidos entre várias empresas, os itens que podem ser comprados entre elas, os endereços disponíveis para envio e as opções de pagamento.

Personalização é a chave do negócio

Sua plataforma de comércio eletrônico também deve oferecer suporte à cotação de preços, além de permitir pedidos padrão para que você possa criar ofertas personalizadas para solicitações grandes ou feitas sob encomenda.

Todo o processo de cotação deve ser digitalizado, com a capacidade de negociar com seu cliente, converter a cotação em um pedido e de efetuar checkout online. A capacidade de apresentar catálogos e preços personalizados para diferentes tipos de clientes também é de extrema importância, pois os compradores B2B frequentemente negociam contratos que devem ser respeitados em todos os canais, inclusive online. Sua plataforma deve permitir que você suporte esses termos do contrato ou se integre ao sistema de ERP  para garantir que cada comprador tenha a experiência única e o preço certos.

Agilizar o pedido é obrigação

Os compradores de B2B frequentemente recompram o mesmo pedido de produtos repetidas vezes, tornando essenciais as opções de pedidos rápidos. Por exemplo, a plataforma de comércio deve permitir que seus compradores façam pedidos de maneira rápida e eficiente, digitando ou fazendo upload rapidamente dos SKUs que desejam, criando um pedido a partir de um pedido anterior ou configurando listas de compras que podem ser rapidamente adicionadas ao carrinho. Tirar o atrito dessas experiências diárias de compra economiza tempo e os incentiva a comprar mais.

Desenvolva conteúdos relevantes para promover vendas B2B

Coteúdo relevante é essencial no cenário B2B de hoje. O comércio eletrônico B2B envolve produtos complexos e de alto valor agregado, e muitas vezes há várias clientes interessados na compra. Você precisa apresentar um conteúdo rico que atenda a diferentes partes interessadas, para que possam pesquisar e avaliar com eficiência seus produtos.

O fornecimento de informações detalhadas, como especificações do produto, guias de uso e configuração, gráficos de comparação, preços de volume, análises de usuários e muito mais permite que os compradores obtenham facilmente as respostas às suas perguntas para que com isso você possa fechar o negócio.

Para gerar e atualizar continuamente todos esses recursos, você precisa de ferramentas de gerenciamento que capacitem os usuários a criar, agendar e publicar tudo por conta própria, sem a ajuda da TI. Você também deseja personalizar e direcionar diferentes recomendações de conteúdo e produto para clientes. Isso permitirá que você crie uma experiência relevante e eficiente, que os ajudará a encontrar as informações de que precisam mais rapidamente.

Forte merchandising de seus produtos, incluindo a capacidade de exibir muitos ângulos diferentes por meio de imagens e dar aos compradores a capacidade de ampliar, visualizar, comentar e ver especificações de produtos são a expectativa no mundo B2C e não é diferente no espaço B2B.

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Flexibilidade é essencial em um negócio B2B

Com todas as mudanças ocorridas atualmente no comércio eletrônico, tanto do ponto de vista da tecnologia quanto das expectativas do comprador, sua plataforma e-commerce B2B precisa atender aos requisitos do seu negócios, bem como aos futuros modelos e estratégias de negócios que você pode empregar. Por exemplo, você pode considerar uma plataforma de comércio eletrônico que pode oferecer suporte a empresas e consumidores. Com o crescimento das estratégias diretas ao consumidor (D2C), as empresas B2B precisam cada vez mais se envolver com seus parceiros de canal e consumidores finais online.

Ter uma plataforma que possa atender a ambos os grupos, permite um gerenciamento e uso mais eficientes dos recursos e um tempo de lançamento no mercado muito mais rápido.

Por outro lado, também existem modelos diferentes sendo testados agora mesmo no espaço B2B. Por exemplo, algumas empresas procuram vender serviços além de produtos para aumentar suas receitas e desenvolver um relacionamento mais próximo com os clientes.

Essas empresas precisam de uma solução de e-commerce que possa manipular produtos e serviços na mesma transação. Muitos também estão procurando vender serviços de assinatura com renovações automáticas para tornar a compra mais conveniente para seus clientes e incentivar a lealdade.

Essas empresas precisam de uma solução de um e-commerce que suporte o gerenciamento de assinaturas, o agendamento e o faturamento recorrente.

Finalmente, os mercados B2B estão surgindo para criar uma experiência completa para compradores B2B e uma nova maneira de oferecer suporte aos parceiros de canal.

Com todo esse fluxo e experimentação, você pode garantir uma plataforma flexível e capaz de ajudá-lo, independentemente de como será a sua atuação na estratégia de mercado.

Compradores B2B também compram por dispositivos móveis

É absolutamente importante que sua plataforma de e-commerce suporte acessos por dispositivos móveis. Pesquisas mostram que 80% dos compradores de B2B estão usando dispositivos móveis no trabalho e mais de 60% relatam que os dispositivos móveis desempenharam um papel significativo em uma compra recente.

Ter um e-commerce otimizado para dispositivos móveis permite atender compradores que dependem de campo e dependem de seus smartphones para fazer pedidos em seus locais de trabalho, bem como em seus próprios representantes de vendas quando eles visitam clientes.

Isso facilita ainda mais para os compradores pesquisarem uma compra ou verificarem o status de um pedido enquanto se deslocam. Para atender a todos esses casos de uso, você precisa, no mínimo, de um site responsivo que funcione em qualquer dispositivo. Mas, cada vez mais, as empresas estão recorrendo aos PWAs (Progressive Web Apps) para oferecer desempenho mais rápido e aproveitar alguns dos recursos nativos do dispositivo, como a câmera para digitalizar um código de barras ou notificações para lembrar aos compradores que é hora de fazer outra compra.

Você deseja garantir que seu e-commerce esteja investindo em novas tecnologias para garantir que você possa otimizar sua experiência à medida que o uso mobile continua a crescer.

Olhe para as nuvens

As empresas B2B devem concentrar sua pesquisa de plataforma para comércio eletrônico em soluções baseadas na nuvem. As ofertas de nuvem no espaço comercial oferecem vantagens distintas, especialmente para empresas B2B com experiência comercial limitada.

Ao cuidar de toda a infraestrutura, as soluções baseadas em nuvem liberam sua equipe para se concentrar naquilo que importa que é a criação da melhor experiência online possível.

Além disso, as soluções em nuvem geralmente incluem ferramentas que ajudam você a atingir seus objetivos mais rapidamente. Eles também integraram uma gama de soluções que aumentam a segurança e o desempenho, como firewalls, serviços de rede de distribuição de conteúdo (CDN) e ferramentas de monitoramento.

As soluções em nuvem são facilmente escalonáveis ​​para apoiar o crescimento de seus negócios ou períodos de pico, proporcionando tranqüilidade. E ter um fornecedor para o aplicativo e a infraestrutura simplifica o gerenciamento geral e tende a acelerar a resolução de problemas.

As soluções de rede net-net tiram muitos dos desafios do comércio digital e garantem que você possa oferecer as experiências de desempenho, confiabilidade e segurança exigidas por seus clientes.

Escolha a empresa certa para cuidar do seus negócios

Ao considerar as opções de plataforma e-commerce, também é importante avaliar a empresa que lhe prestará suporte. Mudança e complexidade são constantes no B2B. As empresas estão captando novos públicos, modelos de negócios e estratégias de marketing. Ao mesmo tempo, eles digitalizam processos complicados e se integram a sistemas de negócios altamente personalizados.

Com tantas mudanças, é fundamental ter um parceiro de implementação com experiência em B2B – que sabe lidar com os problemas técnicos e de gerenciamento de mudanças que provavelmente surgirão.

Você também precisa ter certeza de que a empresa escolhida possui um banco profundo de parceiros e desenvolvedores de soluções, para garantir que você tenha escolha e possa começar seu projeto imediatamente. Outro elemento importante do ecossistema a ser procurado é o número de soluções de suporte disponíveis para a plataforma.

Um mercado ativo com extensões e conectores pré-criados para sistemas corporativos ajudará você a adaptar sua solução sem ter que investir em desenvolvimento personalizado caro e demorado. Com um ecossistema forte, você obtém uma fonte constante de conhecimento e inovação para impulsionar seus negócios.

Por:Alexsandro Queiroz

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