O Impacto da atualização Google BERT no Magento

O Google acabou de anunciar o BERT, a maior atualizaçao com efeitos diretos em SEO dos últimos 5 anos. O Google BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), não é uma atualização de algoritmo, mas sim uma melhoria no processamento de linguagem natural. Com esta atualização, ele melhorou a compreensão de consultas de cauda longa, o entendimento de pequenas palavras de ligação e as preposições de frases que acabam mudando o significado da intenção de busca.
Uma explicação mais simplista sobre esta atualização, seria dizer que o Google passou a entender frases, entender o significado de frases, antes ele entendia a busca como a soma de várias palavras soltas.
Estima-se que 10% dos resultados das consultas de pesquisa no Google serão afetados.
Dicas de otimização no Magento para Google BERT
Os efeitos do BERT estão relacionados a estratégia de conteúdo do e-commerce, ou seja, no cadastro de produtos e nas categorias, deste modo seria interessante observar os seguintes pontos:
- Meta título de produtos e categorias – Enquadrar em uma linguagem mais natural, menos mecânica possível;
- Meta descrição de produtos e categorias – Enquadrar em uma linguagem mais natural, menos mecânica possível;
- Nomes de produtos – Se possível adicionar com calda longa;
- Descrição de produtos – Textos curtos e nítidos;
- Busca de produtos – Entender como seu clientes busca pelo seu produtos em todas as suas variações na calda longa;
- Perguntas e Respostas – Adicionar um espaço com perguntas e respostas na página de produtos.
Neste momento começa fazer mais sentido criar textos curtos e nítidos, com a informação e a resposta precisa para a frase procurada. O conteúdo deve ser específico e responder perguntas de forma clara, pense em termos de cauda longa.