O Impacto da atualização Google BERT no Magento

Gilmar Ferreira 6 de fevereiro de 2020 0 Comentários

O Google acabou de anunciar o BERT, a maior atualizaçao com efeitos diretos em SEO dos últimos 5 anos. O Google BERT (Bidirectional Encoder Representations from Transformers), não é uma atualização de algoritmo, mas sim uma melhoria no processamento de linguagem natural. Com esta atualização, ele melhorou a compreensão de consultas de cauda longa, o entendimento de pequenas palavras de ligação e as preposições de frases que acabam mudando o significado da intenção de busca.

Uma explicação mais simplista sobre esta atualização, seria dizer que o Google passou a entender frases, entender o significado de frases, antes ele entendia a busca como a soma de várias palavras soltas.

Estima-se que 10% dos resultados das consultas de pesquisa no Google serão afetados.

Dicas de otimização no Magento para Google BERT

Os efeitos do BERT estão relacionados a estratégia de conteúdo do e-commerce, ou seja, no cadastro de produtos e nas categorias, deste modo seria interessante observar os seguintes pontos:

  • Meta título de produtos e categorias – Enquadrar em uma linguagem mais natural, menos mecânica possível;
  • Meta descrição de produtos e categorias – Enquadrar em uma linguagem mais natural, menos mecânica possível;
  • Nomes de produtos – Se possível adicionar com calda longa;
  • Descrição de produtos – Textos curtos e nítidos;
  • Busca de produtos – Entender como seu clientes busca pelo seu produtos em todas as suas variações na calda longa;
  • Perguntas e Respostas – Adicionar um espaço com perguntas e respostas na página de produtos.

Neste momento começa fazer mais sentido criar textos curtos e nítidos, com a informação e a resposta precisa para a frase procurada. O conteúdo deve ser específico e responder perguntas de forma clara, pense em termos de cauda longa.

Por:Gilmar Ferreira
Fundador e CEO da Soulmkt, Co-fundador e CTO dos Marketplaces Virtus Farma e Atacado.moda, especialista em SEO.
Redes Sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *