Marketing e Vendas

Alexsandro Queiroz 16 de novembro de 2018 0 Comentários

Então você concluiu que tem uma ótima ideia de negócios e está em um mercado em crescimento. Isso é ótimo, mas como você irá direcionar o trafego para o seu e-commerce e fazer com os clientes comprem? E quanto você está disposto a gastar em seu produto?

Para elaborar um estratégia de marketing, primeiro você precisa conhecer o seu público alvo de dentro para fora, você deve saber responder perguntas como:

Qual o gênero do seu cliente?
Qual a idade dele?
Onde ele mora?
Qual a porcentagem da população é do seu público alvo?
Qual o nível de escolaridade deles?
Qual é o seu nível de renda?
Quais são os pontos problemáticos do seu público alvo?

Com tantos canais de vendas você pode conta para alcançar seu cliente, qual é o melhor para você?

Uma vez que sabemos praticamente tudo o que há para saber sobre nosso público alvo, podemos mudar o foco para nossa estratégia de marketing. Quais canais você deve usar para chamar a atenção da população demográfica do seu cliente? Alguns dos principais canais de marketing incluem:

Marketing pago

Pay-per-click – São anúncios pagos onde os anunciantes pagam de acordo com a quantidade de clicks que seu anúncio possui, normalmente envolve o uso de campanhas do Google Ads, Facebbok Ads, Twitter Ads, Instagram Ads e o gerenciamento de um feed de dados do produto.

Redes de vendas de afiliados – Permitindo que outros blogs e sites vendam seu produto por um corte na receita. Liste as diferentes redes de vendas de afiliados que você planeja promover.

Influenciadores Digitais de nicho – Você não deve ignorar essa estratégia se quer ter sucesso em seu negócio, os influenciadores digitais são pessoas ou grupos de pessoas que produzem conteúdo (texto, vídeo, imagem) em diferentes tipos de canais e que conseguem alcançar, encantar e influenciar o comportamento de um determinado segmento da população. Usar influenciadores digitais no seu marketing digital é uma das formas mais poderosas para divulgar sua marca e conquistar clientes.

Marketing Orgânico

Mídias sociais (Facebook, Instagram, Pinterest etc.): Qual é a sua estratégia para as mídias sociais e onde você dedicará sua atenção?

Otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) – Crie e promova conteúdo incrível para que as pessoas encontrem seu produto organicamente através da pesquisa.

Qual é a sua estratégia de marketing de conteúdo? O marketing de conteúdo é uma maneira de se engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso, lhe direciona à convencer as pessoas a comprar seu produto depois de acessarem seu e-commerce.

Redes do Blogger – podem ser orgânicas ou pagas por meio de programas de venda de afiliados.

Encontrar a combinação ideal dessas ferramentas de publicidade depende 100% do seu segmento de clientes e do tipo de produto. Por exemplo, um produto SaaS direcionado aos millennials exigirá uma estratégia de marketing totalmente diferente de um produto físico de e-commerce direcionado aos baby boomers.

Gerenciamento Financeiro

O gerenciamento financeiro é usado para prever vendas, despesas e receita líquida do negócio. Idealmente, você criaria uma programação mensal no Excel mostrando o seguinte:

Receita projetada: crie primeiro o número projetado de unidades vendidas e depois a receita projetada (receita projetada = número de unidades vendidas * preço médio de venda).

Despesas fixas: são despesas fixas, não importa quanto você venda. Normalmente, eles estão relacionados aos salários de funcionários, despesas com água, energia elétrica, internet ou aluguel de um ponto.

Despesas variáveis ​​- essas despesas mudam na proporção direta de quanto você vende. Exemplos comuns incluem custo dos produtos vendidos e taxas de processamento de pagamentos e impostos.

Isso ajuda os empreendedores a entender melhor o que precisam alcançar para atingir suas metas de lucro. Na realidade, as projeções geralmente estão sempre erradas, mas é bom dar a si mesmo algumas metas mensuráveis ​​pelas quais lutar.

No gerenciamento financeiro, você deve ter como objetivo responder às seguintes perguntas sobre a oferta do seu produto:

Quanto produto você precisa vender por ano para atingir suas metas de renda para o negócio?
Quais são as margens de lucro do seu produto? Se você vende uma camisa por R$50,00, quanto ganhará depois de pagar o fornecedor, os funcionários e os custos de marketing?

Você pode melhorar as margens de lucros de seus produtos fazendo pedidos maiores de seus fornecedores?

Pronto! Está concluindo seu plano de negócios

Um planejamento cuidadoso é crucial para levar seu e-commerce da fase de planejamento para a fase de lançamento e para garantir seu futuro de sucesso.
Passar pelo exercício de escrever um plano de negócios consolidará sua própria compreensão de seus negócios e seu mercado. Também o posicionará para tirar proveito de oportunidades lucrativas e, ao mesmo tempo, mitigar ameaças prejudiciais aos seus negócios.

Sua vez! Você já escreveu um plano de negócios para sua loja online? Conte-nos nos comentários abaixo!

Por:Alexsandro Queiroz

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