Razões pelas quais o Magento precisa de SEO

Alexsandro Queiroz 16 de janeiro de 2020 0 Comentários

Possuir um e-commerce tem se tornado uma prática obrigatória à quase todas as categorias de negócios. Todo empreendedor online busca uma solução sofisticada para o seu e-commerce, uma plataforma que ofereça escalabidade, flexibilidade, performance e extensabilidade. O Magento é amplamente considerado, a plataforma de comércio eletrônico mais amigável para mecanismos de buscas disponível no mercado atualmente.

Nenhum profissional de marketing pode ignorar a importância do SEO em suas estratégias, quanto melhor for a estratégia de SEO para o seu site, mais clientes terão acesso ao seus produtos e consequentemente, isso levará a uma maior chance de expansão da sua marca.

No entanto, o SEO nunca foi uma tarefa simples e é ainda mais complicado de se fazer para um e-commerce que contém um grande número de produtos e uma das razões pelas quais o Magento se tornou uma das plataformas mais populares de e-commerce, foram seus recursos amigáveis ao SEO, como reescrita de URL, otimização de imagem ou Google Sitemap, entre outros.

A pesquisa orgânica pode ser a principal fonte de tráfego do e-commerce

Foco na pesquisa orgânica é uma estratégia fundamental para garantir o sucesso e desempenho da maioria dos e-commerces, como os profissionais de marketing sabem, o Google possui uma parcela significativamente maior do mercado de buscas do que concorrentes como Yahoo, Bing, Baidu, entre outros.

Isso não quer dizer que todos os mecanismos de pesquisa não contribuam para a visibilidade de uma marca – eles fazem – é apenas que o Google possui cerca de 75% do mercado geral de pesquisas. É o líder nítido e portanto é importante seguir suas diretrizes.

Mas os 25% restantes do mercado de outros motores também são obviamente valiosos para as marcas.

O Google, sendo o site mais visitado do mundo, também é o provedor de e-mail mais popular do mundo (com mais de 1 bilhão de usuários). Sem mencionar que o YouTube é o segundo maior mecanismo de pesquisa.

Sabemos que a grande maioria do mundo que tem acesso à Internet está visitando o Google pelo menos uma vez por dia para obter informações.

Ser altamente visível como recurso confiável pelo Google e por outros mecanismos de pesquisa sempre funcionará a favor de uma marca. SEO de qualidade e um e-commerce de alta qualidade levam marcas para lá.

SEO constrói confiança e credibilidade

O objetivo de qualquer SEO experiente é estabelecer uma base sólida para o seu e-commerce, com uma experiência de usuário limpa e eficaz, fácil de ser encontrada nos motores de pesquisas.

Muitos elementos entram no estabelecimento de autoridade em relação aos mecanismos de pesquisa como o Google. Além dos fatores mencionados acima, a autoridade é acumulada ao longo do tempo como resultado de elementos como:

  • Perfis de backlink de qualidade.
  • Comportamento positivo do usuário.
  • Sinais de aprendizado de máquina.
  • Elementos e conteúdo otimizados na página.

Mas estabelecer essa confiança fará muito mais por sua marca do que a maioria das ações de marketing. O problema é que é impossível criar confiança e credibilidade da noite para o dia – assim como na vida real. A confiança é conquistada e construída ao longo do tempo.

Estabelecer um e-commerce como uma marca de confiança exige paciência, esforço e comprometimento, mas também vai depende de oferecer um produto ou serviço valioso e de qualidade que permita aos clientes confiar em sua marca.

Um bom trabalho de SEO também significa uma melhor experiência do usuário

Todo mundo quer estar melhor ranqueado na busca orgânicas e máxima visibilidade. Poucos percebem que a experiência ideal do usuário é em grande parte o caminho para chegar lá.

O Google aprendeu a interpretar uma experiência do usuário favorável ou desfavorável, e uma experiência positiva do usuário se tornou um elemento essencial para o sucesso de um e-commerce.

Os clientes sabem o que querem. Se eles não conseguirem encontrar, haverá um problema. E o desempenho sofrerá.

Um exemplo claro de como construir uma forte experiência do usuário é como o Google se tornou cada vez mais um mecanismo de resposta, oferecendo para os usuários os dados procurados diretamente nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa.

A intenção disso é oferecer aos usuários as informações que eles procuram em menos cliques, de maneira rápida e fácil.

O SEO de qualidade incorpora uma experiência positiva ao usuário, aproveitando-a para funcionar a favor de sua marca.

SEO significa maior engajamento, tráfego e conversões

Com o aumento e a crescente dominação do tráfego na internet por dispositivos móvel, a pesquisa localizada se tornou uma parte fundamental do sucesso das pequenas e médias empresas.

O SEO localizado visa otimizar o engajamento nas pesquisas para uma vizinhança específica, para que as pessoas possam encontrá-lo rápida e facilmente, colocando-as um passo mais perto de uma transação.

As otimizações locais concentram-se em vilas, cidades, regiões e até estados específicos, para estabelecer um meio viável para as mensagens de uma marca em nível local.

Os profissionais de SEO fazem isso otimizando o e-commerce da marca e seu conteúdo, incluindo citações e backlinks locais, bem como listagens locais relevantes para o local e o setor comercial aos quais a marca pertence.

Para promover o engajamento em nível local, os profissionais de SEO devem otimizar o painel Gráfico de conhecimento de uma marca, sua listagem do Google Meu Negócio e seus perfis de mídia social.

Também deve haver uma forte ênfase nas análises de usuários no Google, bem como em outros sites de análises.

SEO afeta o ciclo de compra

Os clientes fazem suas pesquisas. Essa é uma das maiores vantagens da Internet do ponto de vista do comprador.

O uso de estratégias de SEO para retransmitir suas mensagens para bons negócios, produtos ou serviços inovadores, e a importância e a confiabilidade do que você oferece aos clientes serão uma mudança de jogo.

Sem dúvida alguma, o SEO também terá um impacto positivo no ciclo de compras, quando bem feito.

As marcas devem estar visíveis nos lugares em que as pessoas precisam delas para que seja feita uma conexão digna. O SEO  aprimora essa visibilidade e permite que clientes em potencial encontrem as respostas e as empresas que fornecem essas respostas.

As melhores práticas de SEO estão sempre sendo atualizadas

É ótimo ter estratégias de SEO implementadas em seu e-commerce, mas se for um engajamento de curto prazo (restrições de orçamento etc.) e o site não for reavaliado de forma consistente ao longo do tempo, atingirá um limite onde não pode mais melhorar por causa de outras dificuldades.

A maneira como o mundo das buscas evolui, basicamente a critério do Google, requer monitoramento constante para que as mudanças fiquem à frente da concorrência e esperamos ser proativo e monitorar as principais alterações de algoritmos sempre beneficiará as marcas.

Sabemos que o Google faz milhares de alterações no algoritmo por ano. Fique muito para trás e será extremamente difícil voltar. Os profissionais de SEO ajudam a garantir que isso seja evitado.

 

Conclusão

A implementação de estratégias de SEO de qualidade no e-commerce de uma marca sempre será benéfica em seus esforços de marketing.

É considerada uma técnica de marketing da “nova era”, mas é fundamental para a presença na web de uma marca hoje em dia, especialmente porque os dados disponíveis e a concorrência continuam a aumentar e crescer.

Por:Alexsandro Queiroz

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